Mediação, enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo e sim, pela mediação feita por outros sujeitos.
O outro social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo.
Entende que o ser humano não é um produto de seu contexto social, mas também um agente ativo da criação desse contexto.
Os instrumentos mediadores são elaborados para a realização da atividade humana. O homem produz seus instrumentos para realização de tarefas específicas, são capazes de conservá-los para uso posterior, de preservar e transmitir sua função aos membros de seu grupo, de aperfeiçoar antigos instrumentos e de criar novos
Signos, Instrumentos psicológicos, têm a função de auxiliar o homem nas suas atividades psíquicas. Com o auxílio dos signos, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações como, exemplo, pode se anotar uma entrevista na agenda para não esquecer, consultar um atlas para localizar um país.
Mediação caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens. É através desse processo que as funções psicológicas superiores, especificamente humanas se desenvolvem. Dois elementos básicos responsáveis pela mediação que já citados acima:
Instrumento - que tem a função de regular as ações sobre os objetos
Signo – que revela as ações sobre o psiquismo das pessoas (objeto, figura, forma, fenômeno, gesto ou som – representa algo diferente de si mesmo) Ex: no código de trânsito a cor vermelha significa parar.
Vygotsky, profundamente influenciado pelos postulados marxistas, afirma que a origem das atividades psicológicas devem ser procuradas nas relações sociais do indivíduo com o meio externo.
Esse video mostra a mediação de um pai, sendo de fundamental importância para que a filha aprenda a andar de bicicleta.
video extraido de: http://www.youtube.com/watch?v=iRBXGlBLsE4
Poesia feita pelos trutas da aprendizagem, Elton, Gilberto, Mateus, Tiago, Thiago, Lucas e Lázaro.
Poesia sobre a teoria de vigotsky - O interacionismo
Quero ser um professor
Que sempre possa ajudar
O meu melhor vou oferecer,
A mediação compartilhar.
Você aprende socialmente
Isso é histórico-cultural
A linguagem é profundamente
Uma aprendizagem estrutural
Em teu desenvolvimento
O adquirido é real
Mas neste procedimento
Desenvolve-se o processual
Professor e interação
é a prática do mediador
Pois na esfera de educação
é apenas um facilitador
OS SÍMBOLOS PARA VIGOTSKY
Para Vygotsky, os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade. Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da história social.
ATRAVÉS DOS SÍMBOLOS E DA MEDIAÇÃO, QUAL O PAPEL DO PROFESSOR?
Socializar o conhecimento produzido pela humanidade;
intervir como agente mediador e transformador a partir dos símbolos também
Promover momentos de interação;
Desafiar as possibilidade reais da criança.
O símbolo representa um instrumento histórico social segundo Vigotsky, para isso, vejam abaixo expressões de professores condicionando a vida histórico social do aluno:
“ esse aluno não tem pré –requisitos”
“ esse aluno veio de escola mais fraca e não tem base para acompanhar os estudos da UNEB"
“ esse aluno não tem o domínio dos conceitos básicos para acompanhar os estudos normais".
excelente trabalho!!!
ResponderExcluirÉ uma ótima contribuição para estudos!
Rosemary
ótimo blog, excelente para a fomentação de discussões sobre as metodologias pedagógicas
ResponderExcluirmuito bom, continue.
ResponderExcluirótimo texto, bem resumido e conciso!
ResponderExcluir